Welcome

This blog was created as part of the Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives Masters programme, which is the only one of the EU approved and funded Erasmus Mundus Masters programmes to specialise in traditional humanities with a modern languages background. The Crossways Consortium comprises 6 top-class European universities.

For further information, please check the programme's official website and the universities' websites on the Useful Links section on the left. If you wish to have a specific question answered, please click on Email here and submit your query.

Mundus students, here you will find regular posts regarding the universities of the consortium, tips, activities, events, pictures, etc. Apart from checking it regularly to keep yourself up to date, a good way to use the blog is through the search device. We already have a significant amount of information on some universities of the consortium, so if you want to find information on a specific city, type its name in the search field (top left). You will then see all posts related to that specific city (because each post title contains the city's name in it). You can also type "General" in order to find information concerning everybody.

Saturday 7 March 2009

Lisbon: Cinema-Viaggio in Italia

Ciclo de filmes sobre a Itália

Onde?
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa 
Rua do Salitre 146
1250-204 Lisboa - Portugal 
tlf: + 351 213884172
e-mail: 
iiclisbona@esteri.it
Informações coletadas do sítio oficial do Instituto.

Quando?
10 a 19 de Março 2009
Inauguração dia 10 ás 19h00
 

Quanto?
Entrada Livre


PROGRAMA

10 Março | 3ª feira |19H00 

- Apresentação de 
Viaggio in Italia – La Puglia por Rosanna Carretta

Nel blu dipinto di blu concerto por Stefano Saturnini (voz e teclado)

  Uma homenagem a Domenico Modugno, o mais popular cantor natural da Puglia, passando por outros cantores da mesma região que marcaram o panorama artístico italiano.
Seguir-se-á um Porto de Honra

11 Março | 4ª feira | 11H00 

- Projecção do documentário 
Alberobello – La città dei trulli  Duração 40 min. 

   Sobre duas colinas, antigamente separadas por um vale, encontra-se Alberobello. Sobre a colina mais ocidental erguem-se os “Trulli”, antigas construções de pedra, realizadas a seco, em forma cónica, de origem proto-histórica. Encontram-se em duas zonas, Monti e Aia Piccola, ambas monumentos nacionais que, a partir de Dezembro de 1996, foram reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A seguir será apresentada uma outra maravilha da Puglia, Le grotte di Castellana, um cofre de alabastro guardado no escuro durante milénios e pronto a ser desvendado. A quarenta quilómetros de Bari, uma maravilha de pedra que não se pode esquecer. 

11 Março | 4ª feira | 17H00

Pane e Fantasia

 
aula/demonstração sobre a secular tradição do pão de Altamura por Rosanna Carretta Pão: fruto da generosa terra da Puglia - Fantasia: manifestação de um povo projectado para o futuro que, apesar de tudo, mantém a lembrança de um passado longínquo.

12 Março | 5ª feira | 17H00 

- Projecção vídeo do concerto 
La Notte della Taranta 2008 Duração 120 min.

  Projecção de um excerto do concerto final de Melpignano que fecha o Festival itinerante realizado todos os anos em Agosto. Durante catorze dias passam no palco quase cinquenta grupos e solistas chamados a animar este festival. “La notte della Taranta” acolhe alguns dos nomes mais representativos da cena da “pizzica salentina” e diversos projectos especiais de artistas que se dedicam à descoberta das tradições e das músicas de outras origens geográficas e culturais.

12 Março | 5ª feira |19H00 

- Conferência 
Renzo Piano in Puglia: lo stadio di San Nicola a Bari e la chiesa di Padre Pio a San Giovanni Rotondo por Elisabetta Maino
“Existem obras que, pela sua natureza, definem a paisagem de uma determinada época: assim acontece desde sempre e a Puglia conserva alguns dos mais extraordinários exemplos deste fenómeno; é o caso do Castel del Monte e da sua singular história que marcaram uma passagem fundamental do século XII. A obra de Renzo Piano pertence, sem dúvida, a este género” (Sandro Frisullo)

São duas as obras de Renzo Piano apresentadas neste encontro: a “nave espacial”, ou seja, o estádio municipal de Bari, denominado São Nicolau em honra do santo padroeiro da cidade, e a igreja de San Giovanni Rotondo, no distrito de Foggia, encomendada pela Ordem dos Frades Menores Capuchos para dar resposta aos milhares de peregrinos que cada ano chegam ao santuário para honrar a memória de Padre Pio de Pietralcina. Analisar-se-á a capacidade de resposta do arquitecto ao genius loci e à tradição local, mediante soluções sensíveis em que as técnicas e os materiais da tradição se fundem com os de vanguarda.

13 Março | 6ª feira | 21H00

- Projecção do filme 
Il Viaggio della Sposa de Sergio Rubini (1997)
Com Sergio Rubini, Giovanna Mezzogiorno, Umberto Orsini Duração 104 min. 

Na primeira metade de 1600, uma jovem mulher deixa o convento para ir para Bari onde irá casar. Porzia, não obstante o assassinato da sua escolta pelos bandidos, continua a sua viagem aventureira com Bartolo, moço de cavalaria. Chegam ao destino profundamente apaixonados e mudados para melhor. O enredo tem como fundo paisagens fantásticas que parecem ter saído de um conto de fadas. 

17 Março | 3ª feira | 18H00 

Vaivém lido - Reading
 por Paola D’Agostino 

Leitura colectiva de textos retirados da obra de diversos autores contemporâneos oriundos da Puglia. A paisagem da região será ilustrada pelas palavras de alguns dos seus escritores do século XX, de Bodini a Carofiglio, e dos autores que relataram este território vindos de fora (Maria Corti e Raffaele Nigro).

17 Março | 3ª feira | 21H00 

- Projecção do filme 
La Capagira de Alessandro Piva (1999) 
Com Tino Abbrescia, Nicol Pignataro, Mino Barbarese Duração 75 min. 

Bari, os últimos arrepios de um inverno muito frio. Um bando da pequena delinquência vagueia de dia e de noite pela periferia à procura de um precioso pacote enviado dos Balcãs e destinado a nunca chegar ao seu paradeiro. O que contém o pacote? Para as nossas personagens, um material importante, e para o espectador, um passe-partout que abre as portas de um submundo urbano desconexo e surpreendente. O filme é falado em dialecto da Puglia com legendas em italiano.

19 Março | 5ª feira | 19H00

- Projecção do filme 
Sangue Vivo de Edoardo Winspeare (2000)
Com Pino Zimba, Claudio Giangreco, Chiara Torelli. Duração 95 min. 

O “sangue vivo” é o que passa nas veias das vítimas da terrível aranha “taranta” cujas picadas provocam crises epilépticas. É, graças a uma música, a “pizzicata”, que estes doentes voltam lentamente a si. De facto, o ritmo das percussões ajuda-os a regularizar os batidos cardíacos e a ficar bons. Falado em dialecto da Puglia com legendas em italiano, é um filme capaz de transmitir emoções fortes.

19 Março | 5ª feira | 21H00 

- Projecção do filme 
La terra de Sergio Rubini (2006)
Com Fabrizio Bentivoglio, Claudia Gerini, Sergio Rubini. Duração 112 min. 

Luigi, um professor de filosofia que vive em Milão há muito tempo, volta para a Puglia para vender as terras da família. Logo descobre que, dos três irmãos, apenas Michele (homem de negócios atrevido e com pouca sorte) e Mario (estudante empenhado no voluntariado) estão de acordo. A paisagem da Puglia faz de fundo à narração, tornando-se ela própria uma personagem, com os seus fantásticos cenários, que alternam a luminosidade das praias com a beleza de igrejas barrocas das praças das pequenas aldeias e com as emoções das procissões nocturnas.


Informações
Data: terça-feira, 10 de março de 2009 - quinta-feira, 19 de março de 2009
Horários: é favor consultar o programa do evento
Local: IIC Lisbona
Organização: IIC Lisboa
Entrada livre

No comments: